Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Terceiro Ano do Curso Técnico em TII do Campus São Carlos Criam Jornal em Inglês sobre o Brasil

"Brazil on The News" é o resultado de cinco semanas de dedicação e aprendizado

• Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2024, 16h36
  • Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2024, 17h06

Os alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do IFSP Campus São Carlos realizaram um projeto intensivo de escrita: a criação de um jornal inteiramente em inglês, intitulado "Brazil on The News", sob a orientação da professora Aline Raquel Franceschini. O projeto, que durou cinco semanas, envolveu pesquisa, escrita, revisões constantes e colaboração entre os estudantes e a professora de inglês.

A metodologia da atividade foi planejada para desenvolver as habilidades de escrita e compreensão dos alunos no idioma inglês. Primeiramente, os alunos se dividiram em grupos e definiram as seções que cada um iria escrever. Entre as seções do jornal estavam temas como economia, cultura, esportes, tecnologia e política, todos relacionados ao Brasil.

Após essa etapa inicial, os grupos analisaram reportagens existentes sobre os temas escolhidos e trouxeram essas referências para a sala de aula. Com base nas análises, começaram a escrever suas próprias reportagens, seguindo o gênero jornalístico em inglês. O processo de escrita foi minucioso e envolveu idas e vindas da leitura e correção da redação entre os alunos e a professora.

Os alunos precisavam ter como foco um leitor internacional. Como se diz “Bolsa Família”? “Novo Ensino Médio”? “Programa Pé-de-meia”? “Procurador Geral da União”? Esses foram alguns desafios que os alunos tiveram que encarar na escrita.

A cada semana, os alunos entregavam suas reportagens para a professora, que fazia as correções e sugestões de melhorias. Na semana seguinte, eles revisavam o texto, incorporavam as sugestões e avançavam na escrita. Esse ciclo de revisão e reescrita continuou até que todas as reportagens estivessem finalizadas e prontas para publicação.

Em seguida, os alunos gravaram a leitura do áudio das notícias que podem ser acessadas por meio dos QR Codes disponibilizados nos jornais. No final do projeto, o jornal foi então compilado, editado e preparado para ser compartilhado com a comunidade escolar.

A escola convida todos os pais, alunos e membros da comunidade a conferir o jornal "Brazil on The News" e prestigiar o esforço e a criatividade dos alunos do terceiro ano técnico. O jornal estará disponível no link a seguir: