Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição de Cordel no Campus São Carlos
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Exposição de Cordel no Campus São Carlos

  • Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 15h48
  • Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 15h48

Os alunos do 1º e 2º dos Cursos Técnicos em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio e em Manutenção Aeronáutica em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio do IFSP Campus São Carlos participaram de uma atividade especial de Língua Portuguesa, na qual mergulharam na tradição da literatura de cordel. Sob a orientação das professoras Mariana Peres de Morais e Viviane Cristina Garcia de Stefani, cada grupo ou aluno individual teve a oportunidade de criar seus próprios versos rimados. 

A professora e coordenadora da atividade, Mariana Peres de Morais, explicou os objetivos da atividade: “Objetivo de criação de cordel entre os alunos visou não apenas no conhecimento da origem e prática da literatura cordelista como no que diz respeito à relevância a diversos aspectos, entre eles o cumprimento de uma produção narrativa utilizando a formação de versos rimados introduzidos numa cultura de um local, em um determinado período de tempo, abordando um contexto o qual foi combinado anteriormente com os alunos.

A professora diz que nessa atividade o foco principal foi perceber o Cordel na Literatura como uma expressão cultural popular que abrange não apenas a escrita, mas também a música e a ilustração. Xilogravura. Sendo assim, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com um gênero literário, o qual tem sua importância por continuar sendo um veículo de comunicação em alguns municípios do interior do Nordeste brasileiro. Além de ainda ser uma literatura viva a reconhecida como ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cidadãos! 

Explorando formatos tradicionais como quartetos, sextilhas e septilhas, os estudantes centraram seus trabalhos na temática do Dia dos Namorados. A atividade foi uma excelente oportunidade para eles explorarem o romance, humor e fantasia, enquanto respeitavam os processos de produção característicos do gênero. 

A professora Viviane Cristina Garcia de Stefani compartilhou sua experiência: “Minha participação foi um convite da professora Mariana, para que a gente envolvesse mais alunos. E eu vejo como algo muito importante a questão de inserir os alunos nesse contexto da cultura nordestina. Sobre eles terem esse conhecimento cultural de múltiplas culturas que a gente tem no Brasil e faz parte, né, da disciplina de língua portuguesa também trabalhar com essas questões culturais e linguísticas. Os alunos ficaram muito motivados, envolvidos na atividade. Apresentaram alguns cordéis originais ou fizeram adaptações voltadas à temática do Dia dos Namorados. Tudo isso com muita motivação”. 

A aluna e representante do primeiro ano do Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio, Letícia Mariano, compartilhou sua experiência como aluna: “Para mim foi muito legal participar do projeto, porque eu gosto bastante de escrever poemas, essas coisas. E foi interessante a experiência de escrever e estudar um pouco da cultura do nordeste, de como surgiu esse tipo de escrita. Foi algo diferente mas muito legal!” 

A atividade não só incentivou a criatividade e a expressão artística dos alunos, mas também os conectou com uma forma de literatura profundamente enraizada na cultura brasileira.

0
0
0
s2smodern
registrado em:
Fim do conteúdo da página