Plano de Dados Abertos: IFSP disponibiliza relatório referente à consulta pública do PDA 2025-2026
Acesse aqui o documento
A consulta pública sobre o Plano de Dados Abertos (PDA) do IFSP esteve aberta no período de 1º a 16 de outubro, por meio de questionário online, sendo amplamente divulgada através do painel de notícias no site do IFSP, pela Comissão através de e-mails, banner rotativo, de grupos de WhatsApp e demais meios de comunicação ativos.
A consulta obteve 260 registros de respondentes, divididos nas seguintes categorias: docentes, técnicos administrativos, estudantes e comunidade externa (sociedade civil e egressos) com uma participação mais expressiva da área discente. Os 260 participantes responderam a todas as questões do formulário.
O formulário continha questões em que o participante poderia indicar um ou mais dados referentes a cada grupo disponível no Portal de Dados Abertos: Administração, Assuntos Estudantis, Ensino, Extensão, Gestão de Pessoas, Inovação e Pesquisa e Pós-Graduação. Além dessas questões fechadas, havia a opção de uma questão aberta em que os participantes poderiam sugerir descritivamente a abertura de dados que não estivessem listados no questionário.
Em relação aos resultados, observou-se que a prioridade dos respondentes ocorre em dados alusivos à área da educação. As questões foram divididas em opções de múltipla escolha e os conjuntos em grandes áreas, visando mensurar quais as áreas de maior interesse aos pesquisados. Os percentuais de maior interesse foram Ensino (68,5%), Pesquisa e Pós-Graduação (62,7%), Assuntos Estudantis e Extensão, com o mesmo percentual (57,7%), Inovação (51,9%), Desenvolvimento Institucional (44,6%) e Gestão de Pessoas (39,2%).
Já na questão aberta, os dados mais solicitados foram sobre a evasão escolar; acessibilidade; diversidade: afastamentos; alimentação escolar; autoavaliação institucional; sustentabilidade; desenvolvimento institucional e gestão de custos.
Acesse aqui a devolutiva da consulta pública PDA 2025-2026.
Redes Sociais