IFSP inicia campanha de combate à discriminação
O Instituto Federal de São Paulo está lançando a campanha #IFSPcombateaDiscriminação. A iniciativa tem o objetivo de alertar alunos e servidores sobre a violência psicológica e de discriminação negativa, como o preconceito racial e o sexismo, às quais a comunidade pode estar sujeita, discutindo suas consequências para a construção da prática da convivência e o respeito pelas diferenças, pela diversidade de gênero e culturas. A campanha visa também divulgar os canais por meio dos quais é possível denunciar toda e qualquer forma de discriminação.
A campanha é uma parceria entre o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI-IFSP), o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NUGS-IFSP) e o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE-IFSP). A intenção é, por meio de publicações, debater as situações de violências e de discriminação negativa às quais servidores e estudantes podem estar sujeitos em seu cotidiano, alertando sobre elas.
As publicações chegarão ao público em diversos formatos, como cartazes em A3 que serão expostos em murais e banners para divulgação nas redes sociais e no site oficial do IFSP. A campanha será realizada em dois momentos. No primeiro, os Núcleos serão responsáveis pelo conteúdo que será divulgado por meio de cartazes, contendo alguns termos e seus significados, os quais são utilizados para caracterizar a violência psicológica, a discriminação, o preconceito, o racismo etc.
O segundo momento da Campanha será aberto para que servidores e estudantes enviem por e-mail frases para compor os cartazes e os banners e também relatos pessoais anônimos. As publicações serão enviadas por arquivo para os câmpus, mensalmente, para que sejam impressas e publicadas.
O Instituto Federal de São Paulo repudia toda e qualquer forma de discriminação. Se você foi vítima, denuncie, procure a Coordenadoria Sociopedagógica do seu câmpus ou a Ouvidoria do IFSP (http://www2.ifsp.edu.br/ouvidoria/).
Redes Sociais