Página inicial > Últimas Notícias > I Sarau literário e apresentação da peça “O Mágico de Oz”

I Sarau literário e apresentação da peça “O Mágico de Oz”

• Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 14h53
  • Última atualização em Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 14h22

No dia 06 de dezembro de 2018, aconteceu o I Sarau Literário do IFSP - Câmpus São Carlos, proporcionando a estudantes, servidores e comunidade externa, uma tarde de muita poesia, música e dança. Além do Sarau, tivemos também a segunda apresentação da peça teatral “O Mágico de Oz”, encenada por estudantes do curso de Informática integrado ao Ensino Médio. O diretor geral do câmpus, Rivelli da Silva Pinto, deu abertura ao evento, destacando a importância de ações que valorizem aspectos culturais e humanitários e adiantou que a perspectiva para o próximo ano é de mais ações como esta. A professora Maria Lúcia Colombo, ministrante da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, coordenadora do Sarau, ressaltou que o evento superou as expectativas de inscritos para as apresentações e de público. “Devido à adesão e ao sucesso do evento, no próximo ano, pretendemos desenvolver duas edições do Sarau Literário do IFSP - Câmpus São Carlos, em junho e em outubro, pois eventos dessa natureza contribuem para a integração de alunos, servidores e comunidade externa, além de incentivar a prática da leitura e promover a aproximação da literatura bem como o desenvolvimento da oralidade e expressão artística”.

Participaram do evento escritores e promotores da literatura, como o poeta Landerson Batata, a contadora de histórias Sônia Pinheiro, bibliotecária do Sistema de Bibliotecas de São Carlos (SIBI), o nosso servidor e poeta Anderson Petroni, autor do livro “Pequenos delitos”, que recitaram poemas de sua autoria ou leram poemas de outros autores. O poeta Anderson Petroni desenvolveu uma breve oficina intitulada “Intervenções Poéticas”, enfatizando várias formas de manifestações poéticas. Destacamos a presença e a participação de crianças como a Ludmila, a Grazielly e a Melissa, que recitaram poema, tocaram seu instrumento musical e cantaram, respectivamente. Muitos pais compareceram ao câmpus para prestigiar as apresentações dos filhos e/ou trazer os filhos para assistir às apresentações tanto do Sarau quanto do Teatro.

Os alunos-poetas do câmpus puderam desengavetar poemas de autoria própria para serem apresentados ao público, enquanto outros organizaram coreografias, selecionaram e recitaram poemas e apresentaram canções, cantando ou tocando seu instrumento, como violino e violão. Alguns alunos estagiários da UFSCar, participantes do Programa de Residência Pedagógica do IFSP Câmpus São Carlos, além de contribuírem com a organização, também realizaram apresentações no evento. Outros alunos da UFSCar também recitaram poemas. Os alunos dos cursos Técnico em Informática para Internet e Técnico de Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrados ao Ensino Médio dedicaram-se desde a preparação do espaço para recepcionar o público do evento, selecionando, escrevendo e pendurando poemas, como durante as apresentações. O evento contou também com a exposição de banners sobre a cultura espanhola, projeto coordenado pela professora Viviane Cristina Garcia de Stefani e com a exposição dos novos livros do acervo da nossa biblioteca, que foram organizados pelos servidores sob a orientação do bibliotecário Marcio Rogério Tomazzi Estevo, com o objetivo de incentivar os alunos a lerem.

O Sarau foi realizado durante a Semana Literária, uma das ações do Projeto de Extensão “The Wizard of Oz: Literatura, Teatro e Interação”, coordenado pela professora Aline Raquel Franceschini e colaboradoras Gilmara Feliciano e Maria Lúcia Colombo. Para o encerramento do evento houve a apresentação da peça de teatro: “O mágico de Oz”, que já está na 2ª apresentação e pretende alçar voos ainda maiores. De acordo com a professora Aline, para o ano que vem, a intenção do projeto é de levar o espetáculo a escolas públicas municipais de São Carlos e região. A preparação do roteiro, figurinos e cenários foi toda desenvolvida pelos alunos participantes do projeto sob a orientação das professoras. Além da narrativa já conhecida da peça, o roteiro aborda a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como elemento essencial para a comunicação da pessoa surda. Vale ainda destacar que a servidora Ityara Aguiar da Silva Pinto Girke, Tradutora e Intérprete de Linguagem de Sinais do câmpus, fez a interpretação ao vivo de boa parte do Sarau. Confira abaixo algumas fotos: