Resultados de Projeto de ensino - Orientações para manejo da ansiedade (estudantes e docentes)
Entre agosto e novembro de 2018, os alunos Beatriz Lomes da Silva (Integrado - Informática), Bruna Lomes da Silva (Integrado - Informática) e Roger Zaros Rosindo (TPG) participaram do Projeto de Ensino intitulado "A ansiedade no contexto educacional: causas e manejos", com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o impacto do ambiente educacional na ansiedade dos alunos, bem como a forma como estes lidam com essa emoção.
Ao longo do projeto, os alunos elaboraram um questionário que buscou compreender questões relacionadas a: autoavaliação sobre o nível de ansiedade e autocobrança em relação ao desempenho escolar/acadêmico; capacidade de organização quanto às atividades educacionais; situações relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem que geram ansiedade; estratégias pessoais para o manejo da ansiedade, dentre outros.
Os dados dessa atividade são apresentadas abaixo:
Dados do projeto Ansiedade no contexto educacional
Com base nas respostas, foram elaborados dois manuais de orientação para auxiliar os alunos no manejo da ansiedade, sendo um voltado para os discentes e o outro, para os docentes. Os manuais tiveram a colaboração das alunas Debora Taborda e Paola Falcão do curso de Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Orientações para os alunos: https://drive.ifsp.edu.br/s/ulLAX9WFet4lsJS#pdfviewer
Orientações para os professores: https://drive.ifsp.edu.br/s/ZPVc3EZw38M8yAE#pdfviewer
Redes Sociais