Página inicial > Últimas Notícias > II Sarau do Cerrado do IFSP Câmpus São Carlos

II Sarau do Cerrado do IFSP Câmpus São Carlos

• Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 19h45
  • Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2019, 20h28

No dia 28 de junho de 2019, aconteceu o “II Sarau do Cerrado do IFSP Câmpus São Carlos”, oportunizando aos alunos, servidores e comunidade externa, uma tarde de muita poesia, música, dança e exposição de desenhos. O Diretor Adjunto Educacional, professor Dr. João Luiz Franco, deu abertura ao evento, ressaltando a importância dos projetos de extensão, responsáveis pela articulação entre o meio acadêmico e a sociedade, sendo o encontro do saber científico com o saber popular, que é um poderoso instrumento de democratização, autonomia universitária e de ação transformadora. Destacou ainda que a realização das atividades de Extensão é um caminhar coletivo e cooperativo, com interlocução entre profissionais, alunos e parceiros externos. Enfatizou que o Sarau já fora um grande sucesso no ano passado e este ano veio ainda melhor. Por fim, parabenizou a profa. Maria Lúcia e toda a equipe organizadora, agradeceu pela oportunidade de aprendizado e diversão que o evento proporciona e desejou sucesso ao evento.

A professora Maria Lúcia Colombo, ministrante da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, coordenadora do projeto de extensão: “Sarau do Cerrado do IFSP Câmpus São Carlos”, ressaltou que o evento do ano passado “I Sarau Literário do IFSP Câmpus São Carlos”, que aconteceu no dia 06 de dezembro de 2018, superou as expectativas de inscritos para as apresentações e de público e, por isso, devido à adesão e ao sucesso do evento, ela transformou a atividade em projeto de extensão em 2019. Ela explicou que o II Sarau do Cerrado é a 3ª ação do projeto de extensão, que já teve como ações anteriores a “Oficina de Haicais com o poeta Anderson Petroni” e a “Conversa com o Escritor Wilson Alves-Bezerra”. O projeto propiciou em suas ações a aprendizagem das características do Haicai e sua origem, além da experiência de escrita de um Haicai, sob a orientação do poeta Anderson Petroni, bem como de divulgar estes trabalhos no II Sarau do Cerrado. Além disso, os participantes do projeto puderam ter contato com um escritor renomado, Wilson Alves-Bezerra, ganhador de vários prêmios, inclusive do prêmio Jabuti, e puderam fazer várias perguntas e conversar com o escritor, conhecer sobre sua obra e seu processo de escrita. Para Anderson, participante da 1ª ação do projeto, colaborador na organização do sarau e também servidor técnico-administrativo do câmpus, ações culturais como esta são de extrema importância, pois ainda são escassas em comparação a outros projetos de extensão já oferecidos no câmpus.

No II Sarau do Cerrado do IFSP Câmpus São Carlos, os inscritos puderam recitar poemas, muitos inéditos e de autoria dos próprios participantes, fazer apresentações musicais e de coreografias e, também, expor os desenhos em folha A3 ou A4. Destacamos a presença de muitos pais, irmãos, tios, primos e amigos, que compareceram ao Câmpus para prestigiar as apresentações e exposições. Neste evento foram expostos desenhos das crianças da Casa da Infância Estrela da Manhã, do Bairro Antenor Garcia.

Os alunos dos cursos Técnico em Informática para Internet e Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrados ao Ensino Médio, dedicaram-se desde a preparação do espaço para recepcionar o público do evento, selecionando, escrevendo e pendurando poemas, produzindo painéis, divulgando e convidando pessoas para participar do evento, bem como preparando as apresentações. Houve também a exposição dos novos livros do acervo da nossa biblioteca, que foram organizados pelos servidores sob a orientação do bibliotecário Marcio Rogerio Tomazzi Estevo, com o objetivo de incentivar os alunos a lerem.

Confira abaixo as fotos do evento.