Alunos de Engenharia de Software visitam a EMEB Professora Dalila Galli e conhecem práticas de inclusão bilíngue em Libras
Contato com profissionais da área e afins, fortalece a formação cidadã e para o mundo do trabalho.
No dia 16 de setembro de 2025, os estudantes da disciplina Extensão 4 (Curricularização da Extensão) do curso de Bacharelado em Engenharia de Software do IFSP – Campus São Carlos realizaram, sob a coordenação da professora Célia Kawabata, uma visita à EMEB Professora Dalila Galli.

A escola municipal é reconhecida por seu programa bilíngue em português e Libras, que busca garantir a inclusão de alunos surdos no ambiente escolar. Durante a visita, os participantes conheceram a sala multisseriada do 1º ao 5º ano, destinada a estudantes surdos, bem como as turmas do 6º ao 9º ano, que contam com a presença constante de intérpretes de Libras para apoiar o aprendizado.
Os visitantes também puderam conhecer a sala do infantil, multisseriada para crianças de 4 a 6 anos, e observar o atendimento especializado oferecido aos alunos surdos do 6º ao 9º ano durante as aulas de português, reconhecendo que para esses estudantes o português é aprendido como segunda língua.
A atividade proporcionou aos alunos do curso de Engenharia de Software uma compreensão mais ampla sobre práticas inclusivas e recursos de acessibilidade no ambiente educacional, reforçando a importância de considerar a diversidade linguística e cultural em projetos e tecnologias educacionais.
Redes Sociais