Página inicial > Últimas Notícias > ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A II SEMANA DA EDUCAÇÃO (SEDUCA) DO IFSP SÃO CARLOS

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A II SEMANA DA EDUCAÇÃO (SEDUCA) DO IFSP SÃO CARLOS

• Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 11h24
  • Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 17h29

Estão abertas as inscrições para a II SEDUCA – Semana da Educação do IFSP São Carlos, que ocorrerá de 21 a 26 de outubro no campus do IFSP, com o tema “Educação, Política e Sociedade.

Alunos, servidores técnicos e docentes, além do público externo, poderão participar das atividades da SEDUCA, cujo objetivo é ampliar a formação proporcionada pela instituição em seus cursos regulares.

Será uma semana inteira de palestras, cursos, oficinas, rodas de conversa, gincanas e outras atividades integrativas, com temáticas sobre Educação nos seus mais diversos âmbitos: 1) ambiental  (coleta seletiva, uso de agrotóxicos, compostagem, bioeconomia do Cerrado, animais ameaçados entre outras); 2) cultural (arte e cultura indígena, cinema feminino negro, atividades teatrais, exibição de curtas metragens, além de saraus culturais de espanhol e português); 3) Social (sexualidade, doenças e drogas; empatia, economia solidária, crimes virtuais etc. ); 4) Corporal (alimentação saudável, saúde mental, Do-in, Mindfullness, automassagem etc.); 5) Artística (oficina de fotografia, origami, pintura em camisetas etc.); 6) Tecnológica (uso do moodle, Programação no Scratch etc.); 7) Inclusiva (oficina de Braile, LIBRAS, rodas de conversa sobre amigos surdos, altas habilidades e superdotação etc.); 8) Pedagógica (educação em Gramsci, políticas gerenciais na educação pública, ludicidade,  jogos narrativos etc).  Esses e outros temas, como neurociências e física quântica no dia a dia integram a programação do evento, que pode ser conferida no site:

Organizada por uma comissão interna composta de docentes, técnicos e discentes, a II Semana da Educação do IFSP São Carlos conta com a participação especial dos alunos dos cursos técnicos integrados em Informática para Internet e Manutenção de Aeronaves em Aviônicos, que realizarão uma gincana cultural solidária, cuja arrecadação ajudará entidades filantrópicas da cidade de São Carlos e região.

Haverá, ainda, mostras e apresentações de trabalhos científicos nas modalidades comunicação oral (para alunos da pós-graduação em Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade ) e pôster (para público interno e externo), por meio dos quais os participantes terão acesso aos projetos desenvolvidos pelo IFSP e por outras instituições públicas em prol da educação e ciência no país. Os trabalhos podem ser submetidos no link:

O encerramento da II Semana da Educação do IFSP São Carlos se dará com uma homenagem especial ao educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado Pedagogia Crítica.

Os participantes poderão, ao final do evento, participar de uma feira de trocas (livros, utensílios, roupas, sapatos, plantas etc.), além de apreciar um show de talentos, com apresentações artísticas de alunos e servidores do campus.

Inscrições para participação nas atividades da II SEDUCA podem ser feitas na página do evento, no link:

Contato para outras informações:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA II SEDUCA