Página inicial > Últimas Notícias > Oportunidade! Venha participar do Projeto de Iniciação Científica (IC)

Oportunidade! Venha participar do Projeto de Iniciação Científica (IC)

• Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 09h52
  • Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 09h53

Prezados alunos:

Abriram três oportunidades de projeto de iniciação científica (IC). Um relacionado a jogos e dois a IoT.

Caso tenha interesse, enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. escrito no Assunto "INTERESSE DE I.C. NO PROJETO X", substitua X pelo número de preferência.

Junto com e-mail enviar anexo o histórico escolar (alunos do 1º semestre pode enviar do ensino médio) e a impressão em pdf de seu currículo Lattes*.
* o aluno que não tiver poderá realizar o seu cadastro no site http://lattes.cnpq.br/ , maiores informações no artigo https://blog.doity.com.br/como-fazer-o-curriculo-lattes-aprenda-com-esse-passo-a-passo/

Segue abaixo um resumo dos projetos:

Área: criação de jogos, educacional, lúdico

PROJETO 1 - JOGO INTERATIVO DE DEDUÇÃO LÓGICA PARA CRIANÇAS

RESUMO: Jogos digitais podem ter uma utilidade maior do que a de entreter, eles podem ser um instrumento de incremento cognitivo. De maneira lúdica se adquire novas habilidades e conjunto de conhecimentos para se aplicar na vida de um indivíduo. Nesse sentido, desenvolver a dedução lógica de uma criança envolve uma série de desafios e estratégias a serem vencidas. A proposta do jogo baseia-se em desenvolver uma série de termos textuais, devidamente ilustrados, que ao serem combinados, sequencialmente, cria-se uma sentença que levará os jogadores a uma conclusão única e inquestionável. Todas as combinações possíveis desses termos serão mapeadas em uma listagem, integrante ativo do jogo, para guiar os jogadores a concluir se houve acerto ou erro na dedução desses termos combinados. O aluno de iniciação científica deverá desenvolver um jogo de computador com essas características, criando regras e componentes do jogo, testando em diferentes perfis de usuários. Também criará vídeo tutorial ou um manual para que cada um personaliza e incremente o jogo, através da plataforma de programação Scratch . Essa plataforma dispensa maiores conhecimentos de programação o que amplia o perfil do aluno de I.C. para outras áreas além da de computação. Ao final do projeto espera-se que se crie toda uma estrutura, de vídeos tutoriais, roteiros e documentos, capaz de proporcionar a qualquer pessoa interessada a construir e jogar com o seu próprio jogo, personalizado.

Área: Indústria 4.0, internet das coisas, gerenciamento

PROJETO 2 - DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO AGRUPANDO OS CONCEITOS E EFEITOS DOS SISTEMAS CYBER FÍSICOS PRESENTE NA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar e entender os efeitos dos Sistemas Cyber Físicos incluídos nos conceitos apresentados na Indústria 4.0. Esses sistemas, possibilitam um novo jeito de integração entre sistemas de diversas categorias, assim teremos uma transformação de como nos relacionamos com o mundo físico, presente em nossa volta, desse modo, será feito uma pesquisa para analisar os principais conceitos e definir alguns efeitos, que são conseqüências dessa nova interação. Os principais resultados almejados com o desenvolvimento desse estudo são: compreender os Sistemas Cyber Físicos e os principais conceitos propostos na Quarta Revolução e assim, analisar as possibilidades da Indústria 4.0, para as organizações. Particularmente, será analisado o contexto de unidades robóticas móveis autônomas no chão de fábrica e quais as tecnologias envolvidas. Para atingir o objetivo almejado, será realizada uma revisão bibliográfica, com livros, revistas e pesquisas já publicadas, sobre os temas presente nessa revolução, de diversos pesquisadores e autores que estão envolvidos com o assunto.

Área: Robótica, Indústria 4.0, internet das coisas

PROJETO 3 - PROJETO DE UMA UNIDADE ROBÓTICA MÓVEL PARA A INDÚSTRIA 4.0

RESUMO: A terceira revolução industrial foi marcada pelos grandes avanços na área da robótica, informática, eletrônica entre outros. Esses avanços permitiram automatizar processos que possibilitaram as indústrias produzirem mais em menos tempo e com uma mão de obra menor. Hoje o mundo passa pelo conceito de indústria 4.0, no qual um dos pilares é a Internet das Coisas, também conhecida como IoT ( do inglês, Internet of Things). IoT é um conceito que trata da conexão de aparelhos físicos à rede, permitindo uma hiperconectividade ajudando melhorar o uso dos objetos do mundo real. A Iot vai permitir que toda a fábrica esteja conectada, desde a produção até os departamentos de marketing e vendas. A partir dessa comunicação e troca de informações, as próprias máquinas poderão tomar as decisões para melhorar o processo produtivo, tornando as fábricas 100% automatizadas. Visando a automatização total das fábricas, este projeto se apresenta para contribuir através da construção de 1 unidade robótica Móvel (URM) autônoma, conectada a uma rede wi-fi emulando atuações no chão de fábrica, tal como carregando matéria prima, deslocando para um local específico, a fim de obter um transporte inteligente, possibilitando a otimização do fluxo de trânsito no chão de fábrica.

Venha fazer parte desta equipe!