Página inicial > Últimas Notícias > III Sarau do Cerrado em parceria com a USP é show de cultura e conhecimento!

III Sarau do Cerrado em parceria com a USP é show de cultura e conhecimento!

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 17h48
  • Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 11h56

No dia 21 de outubro de 2019, aconteceu o “III Sarau do Cerrado do IFSP Câmpus São Carlos”, oportunizando aos alunos, servidores e comunidade externa, uma tarde de poesia, música, dança, exposição de desenhos e, nesta 3ª edição tivemos a participação do departamento de física da USP, apresentando o “Show da Física” e “A Física através dos violinos” na abertura do evento.  O Diretor Geral do Câmpus, professor Dr. Rivelli da Silva Pinto, deu abertura ao evento, ressaltando a importância dos projetos de extensão e das atividades artísticas e culturais. Por fim, parabenizou a profa. Maria Lúcia e toda a equipe organizadora, além de enfatizar a grande quantidade de inscritos para apresentações no evento.

A professora Maria Lúcia Colombo, ministrante da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, coordenadora do projeto de extensão: “Sarau do Cerrado do IFSP Câmpus São Carlos”, ressaltou que o evento do ano passado “I Sarau Literário do IFSP Câmpus São Carlos”, que aconteceu no dia 06 de dezembro de 2018, superou as expectativas de inscritos para as apresentações e de público e, por isso, devido à adesão e ao sucesso do evento, ela transformou a atividade em projeto de extensão em 2019. A professora agradeceu o servidor e poeta Anderson Petroni e o Auxiliar em Assuntos Educacionais Marcos Daniel, pela parceria no desenvolvimento do projeto. Ela esclareceu que, nesta edição, O III Sarau do Cerrado diversificou as atividades e entrelaçou áreas do conhecimento, pois além de oportunizar o contato com a literatura também contribuiu para a sensibilização dos alunos para a prática da Reciclagem e também abriu espaço para a física no evento. O Sarau é a 3ª ação do projeto de extensão, que já teve como ações anteriores a “Oficina de Reciclagem”, desenvolvida pela professora de Biologia do Câmpus, Renata Martins dos Santos Paro, uma vez que, nesta edição, o III Sarau do Cerrado, tematizou a Exposição de Desenhos e a professora Maria Lúcia desenvolveu, com os alunos dos 1º e 2º anos do Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio e com os alunos do 1º Ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, uma “Oficina de Paródias”, a fim de que os alunos elaborassem paródias sobre a Reciclagem com o objetivo de sensibilizar os alunos do Câmpus sobre a importância da Reciclagem e do trabalho que está sendo desenvolvido no IFSP – Câmpus São Carlos. As paródias também foram apresentadas no III Sarau do Cerrado bem como peças teatrais sobre o tema.

No III Sarau do Cerrado do IFSP Câmpus São Carlos, os inscritos puderam recitar poemas, muitos inéditos e de autoria dos próprios participantes, fazer apresentações musicais e de coreografias. Além disso,  houve a exposição dos desenhos em folha A3 ou A4 e a apresentação das paródias e teatros sobre o tema “Reciclagem”. Destacamos a presença de muitos pais, irmãos, tios, primos e amigos que compareceram ao Câmpus para prestigiar as apresentações e exposições. Neste evento contamos com a parceria do Departamento de Física da USP, colaboração do professor Tomas , José Pedro Donoso e da aluna Janaína, com a participação do Poeta Anderson Petroni, colaborador do Projeto de Extensão, e também da Studium Escola de Danças e Artes de São Carlos que se inscreveu para a apresentação de coreografias. Lembramos que este é um projeto de extensão gratuito e aberto à comunidade e que, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento dos alunos e também integrar o IFSP à comunidade.

Os alunos dos cursos Técnico em Informática para Internet e Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrados ao Ensino Médio, dedicaram-se desde a preparação do espaço para recepcionar o público do evento, selecionando, escrevendo e pendurando poemas, produzindo painéis, divulgando e convidando pessoas para participar do evento bem como preparando as apresentações. Houve também a exposição de livros do acervo da nossa biblioteca, que foram organizados pelos servidores com o objetivo de incentivar a leitura.