Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Ensino Médio Integrado dão show de conhecimento e dedicação no Projeto Leitura Viva

• Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 17h07
  • Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 15h15

Na tarde de quarta-feira, dia 06 de novembro de 2019, aconteceu a Atividade de Extensão: ”Exposição do Projeto de Ensino Leitura Viva no IFSP Câmpus São Carlos – 1ª edição”. O projeto e a atividade foram coordenados pela professora Maria Lúcia Colombo Pereira, responsável pela disciplina de Língua Portuguesa e Literatura e pelo professor Marcelo Haack de Marcos, responsável pela disciplina de Artes.
A Exposição foi mostra do projeto de ensino desenvolvido nas turmas do 1º ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio e dos 1º e 2º anos do Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio.

O projeto de ensino contemplou as seguintes etapas: os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável pela leitura de uma obra literária, sendo trabalhados 32 títulos da Literatura; na sequência, a professora explicou as características dos gêneros textuais: introdução, resumo, biografia e poema; solicitou aos alunos uma pesquisa acerca do autor e das características, do contexto histórico e de curiosidades sobre a obra lida. A partir das pesquisas, os alunos foram orientados a desenvolver produções textuais dos gêneros trabalhados e os textos foram utilizados para compor o folder sobre a obra lida. Os professores orientaram os alunos acerca da observação do espaço da obra durante a leitura, a fim de que pudessem escolher o cenário que seria representado na maquete. O professor Marcelo orientou na produção das maquetes.

A atividade de extensão consistiu na divulgação do conhecimento adquirido e dos materiais produzidos a partir da leitura das obras literárias. A Exposição oportunizou aos alunos a comunicação oral acerca do livro e das pesquisas desenvolvidas ao longo do projeto de ensino, o desenvolvimento da expressão artística e cultural, por meio do recital de poemas compostos a partir do enredo da obra lida e também possibilitou que alunos da E.M.E.B. Carmine Botta, alunos do IFSP Câmpus São Carlos, familiares e visitantes tivessem acesso a todo esse conhecimento produzido pelos alunos, cumprindo a missão da extensão que é divulgar o conhecimento e estreitar os laços entre IFSP e comunidade.

O Leitura Viva é um projeto interdisciplinar que incentiva a leitura, a produção de textos, a escrita criativa – poema, a pesquisa, a produção de folder, a produção de maquetes, a apresentação artística e cultural, o trabalho em equipe e a comunicação oral. Ademais cumpre o papel do ensino-aprendizagem significativo e também cumpre o papel da extensão, levando conhecimento para toda cidade. Parabéns aos alunos e docentes pela dedicação!