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ESTILOS DE APRENDIZAGEM E DE ENSINO

  • Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 10h23
  • Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 10h26

A coordenadoria Sociopedagógica (CSP) realizou uma oficina com os alunos dos 1os e 2os anos dos integrados em Informática e em Aviônicos, nos cursos técnicos subsequentes em Célula e Qualidade sobre o tema “Orientações de estudo”.

Quadro 1. Dia, horários e turmas discentes, nas quais foram desenvolvidas a oficinas.

Dia

Horários

Turmas

29/07

09h00-10h40

Técnico integrado em Informática - 1º ano

29/07

10h50-12h30

Técnico integrado em Informática - 2º ano

30/07

12h30-14h10

Técnico integrado em Aviônicos - 2º ano

31/07

13h30-15h10

Técnico em Célula - Turma ingressante no primeiro semestre de 2019

31/07

16h10-17h50

Técnico em Célula - Turma ingressante no segundo semestre de 2019

31/07

19h20-21h00

Técnico em Qualidade - Turma ingressante no segundo semestre de 2019

02/08

16h10-17h50

Técnico integrado em Aviônicos - 1º ano

 

Nessa atividade foi trabalhada a agenda semanal de estudos, cujo modelo está disponível no site do câmpus[1].

Os alunos preencheram a avaliação VAC (disponível no site http://jleitores.blogspot.com/2013/08/teste-visual-auditivo-ou-sinestesico.html) que traça o perfil de aprendizagem dos alunos. Segundo os autores, os alunos podem ter acentuados os seguintes perfis:

[1] Para mais informações acessar: https://scl.ifsp.edu.br/index.php/sociopedagogico-csp.html

Quadro 2. Estilos de Aprendizagem e suas relações com a memória, resolução de problemas e comunicação

 

Visual

Cinestésico

Auditivo

Estilo de aprendizagem

Aprende pela visão; observa demonstrações; gosta de ler e imaginar as cenas do livro; tem boa concentração; rápido na compreensão.

Aprende fazendo,por envolvimento direto; prefere ir logo para a ação; não é bom leitor.

Aprende por instruções verbais; gosta de diálogos; evita descrições longas; não presta atenção nas ilustrações; move os lábios quando lê; subvaloriza.

Memória

Lembra-se bem dos rostos, mas se esquece dos nomes; escreve e anota através de esquemas resumidos e simbólicos; lembra bem das imagens.

Lembra-se melhor das coisas que fez e não daquelas que ouviu.

Lembra os nomes, mas esquece os rostos; decora as coisas por repetições auditiva.

Para resolver problemas

Delibera e planeja bem antes; organiza os pensamentos e tem boa visão das soluções e alternativas.

Ataca fisicamente o problema; ação; impulsividade; geralmente escolhe soluções que envolvem muitas atividades.

Fala sobre os problemas; testa as soluções verbalmente.

Comunicação

Quieto; não fala muito e se o faz fala muito rápido; impacienta-se quando tem que ouvir explanações longas; uso desajeitado das palavras; descreve coisas com detalhes; usa predicados verbais do tipo “veja bem....., é claro......, brilhante” etc.

Gesticula quando fala; não é bom ouvinte; fica muito perto quando fala ou ouve; perde rapidamente interesse por discursos; usa predicados do tipo “sinto que, pegue firme, concreto, ...” etc.

 

Gosta de ouvir mas não consegue esperar para falar; descrições são longas e repetitivas; usa predicados do tipo “ouça, escute, deixe eu explicar....” .

Referencia: http://vark-learn.com/ (adaptado)

Após atividades elaboradas para alunos, os resultados do primeiro ano foram os seguintes:

1 ano TII:

Visual :                     Auditivo:           Cinestésicos:             Total de alunos:

18 pessoas               2 pessoas             20 pessoas                     40 alunos

 

Figura 3. Gráfico dos estilos de Aprendizagem dos alunos 1° ano do curso técnico em informática para a internet integrado ao ensino médio.

Quantidade pessoas que concordam com o resultado:  31 pessoas concordam.

Os alunos que concordaram com o seu resultado, identificaram-se a sua forma de aprender no cotidiano, pelo menos alguns aspectos.

Quantidade de pessoas que não concordam: 9 pessoas.

A maioria das pessoas que não concordaram é porque não se identificaram com as características de cada estilo de aprendizagem.

Os resultados dos estilos de aprendizagem do segundo ano de TII, foram os seguintes:

2 ano TII:

Visual :                     Auditivo:           Cinestésicos:             Total de alunos:

9 pessoas               1 pessoas             28 pessoas                     38 alunos

Os resultados dos estilos de aprendizagem do segundo ano de TII

Figura 4. Gráfico dos estilos de Aprendizagem dos alunos 2° ano do curso técnico em informática para a internet integrado ao ensino médio.

Quantidade pessoas que concordam com o resultado:  31 pessoas concordam.

Os alunos que concordaram com o seu resultado, identificaram-se a sua forma de aprender no cotidiano, pelo menos alguns aspectos.

Quantidade de pessoas que não concordam: 7 pessoas.

A maioria das pessoas que não concordaram é porque não se identificaram com as características de cada estilo de aprendizagem. Exemplo que foi citado na atividade Eu concordo em certa parte, pois para que eu possa memorizar é mais necessário eu ouvir do que visualizar “.

Os resultados dos estilos de aprendizagem da turma de célula 7, foram os seguintes:

Célula 7:

Visual :                     Auditivo:           Cinestésicos:             Total de alunos:

7 pessoas                 nenhuma             8 pessoas                     15 alunos

Figura 5. Gráfico dos estilos de Aprendizagem dos alunos do curso de Célula 7.

Aviônicos ingressantes em 2018:

Visual :                     Auditivo:           Cinestésicos:             Total de alunos:

10 pessoas                4 pessoas              22 pessoas                     36 alunos

Figura 6. Gráfico dos estilos de Aprendizagem dos alunos ingressantes em 2018.

Os resultados dos estilos de aprendizagem dos alunos do curso de aviônicos, ingressantes em 2019, foram os seguintes:

Aviônicos ingressantes em 2019:

Visual :                     Auditivo:           Cinestésicos:             Total de alunos:

13 pessoas               1 pessoa              19 pessoas                     33 alunos

Figura 7. Gráfico dos estilos de Aprendizagem dos alunos do curso de aviônicos, ingressantes em 2019.

Docentes

Os tipos de codificação (estilos de aprendizagem) também foram trabalhados na reunião da Equipe de Formação Continuada (EFC) do Instituto Federal de São Paulo, campus São Carlos.

No dia 25 de setembro, foi realizada a reunião prevista no calendário acadêmico com o tema: “Canal de Acesso para a Decodificação de Informações”. Os docentes foram instruídos a preencher a ferramenta anteriormente mencionada de determinação do estilo de aprendizagem (mesma ferramenta utilizada com os discentes).

Os docentes foram organizados pelos estilos de aprendizagem predominantes, sendo que quatro dos 62 docentes participantes apresentaram dois estilos predominantes. O gráfico abaixo representa a distribuição dos docentes quanto ao tipo de decodificação.

Figura 8. Gráfico dos estilos de Aprendizagem dos docentes do campus

Figura 9. Reunião da EFC, docentes organizados em grupos.

Figura 10. Grupos docentes discutindo a elaboração de suas atividades.

Foram formados 7 grupos (3 de docentes com o estilo visual predominante, 1 com o estilo auditivo e 3 com o estilo cinestésico). Cada grupo, com exceção do grupo de docentes auditivos, foi orientado a elaborar uma atividade de apresentação das regras de coleta seletiva para alunos com determinado estilo predominante. O quadro abaixo resume a organização dos grupos:

Quadro 3. Grupos de docentes por estilos de aprendizagem e respectivos grupos de discentes alvo.

Grupo Docente

Grupo Discente

Auditivo

Livre escolha

Cinestésico

Auditivo

Cinestésico

Cinestésico

Cinestésico

Visual

Visual

Auditivo

Visual

Cinestésico

Visual

Visual

Diferentes atividades foram propostas, para os alunos cinestésicos a atividade foram sugeridas por exemplo:

  • Simulação de uma área com materiais recicláveis, não recicláveis e orgânicos para que os alunos realizassem o recolhimento e separação;
  • Elaboração de um jogo para a coleta de materiais;
  • Passeio nas dependências da instituição para a coleta dos materiais com os alunos.

Para os alunos visuais foram sugeridas atividades como:

  • Formação de grupos para fotografarem exemplos de materiais e posterior exposição;
  • Elaboração de cartazes com os alunos instruindo os demais no campus;
  • Apresentação dos latões e baldes.
  • Enquanto que para os alunos auditivos:
  • Elaboração de podcasts;
  • Estruturação de uma rádio do instituto, organizada pelos alunos;
  • Atividades de quiz.

Pensar em momentos de reflexão e proporcionar atividades participativas é uma das propostas e desafios da EFC. Mais informações sobre a Equipe de Formação Continuada do Campus estão disponíveis no site: https://scl.ifsp.edu.br/index.php/comissoes.html

 

Notícia escrita por:

Carla Ariela Rios Vilaronga- Docente EBTT, Coordenadora CSP e Equipe EFC

Giovana F. Pasciare- Bolsista do projeto de ensino de orientação de estudos, Tecnico Integrado em Informática

Karyn Meyer- Pedagoga CSP e Equipe EFC

Matheus de Sousa Sato- Presidente EFC

 

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