Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Profº Ramon publica texto sobre o IFSP São Carlos na Revista Industrial Heating
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Profº Ramon publica texto sobre o IFSP São Carlos na Revista Industrial Heating

  • Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 11h29
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 11h29

O professor da área da Indústria, Roberto Ramon Mendonça, publicou um texto falando sobre o potencial do Câmpus São Carlos na Revista Industrial Heating. Confira abaixo:

Sobre Ombros de Gigantes

A juventude carece de experiência, enquanto a maturidade, de energia. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Carlos, é jovem (criado em 2008) e, assim, sua comunidade depara-se com algumas indagações diariamente: “Vocês trabalham onde? Instituto? Mas é Federal? Os cursos são pagos? É UFSCar?”. Por estarmos dentro de uma e ao lado de outra das universidades mais renomadas do país, as confusões são inevitáveis e é difícil se sobressair. . Contudo, como disse o gênio Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”. É assim que o IFSP São Carlos encontra seu caminho, apoiando-se nos ombros das gigantes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP), não por ser dependente delas, mas por poder aprender com a experiência para construir, com a energia de sua juventude, seu próprio caminho e novos horizontes.

O IFSP é uma autarquia federal de ensino, reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade, fundada em 2008 cujo início foi em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices. Durante sua história, foi também Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.

Com sua criação, o Instituto Federal passou a destinar 50% das vagas para cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura e formação pedagógica, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continua oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e possui programas de pós-graduação. O IFSP é organizado em diversos campi (37 até o momento) e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas unidades distribuídas pelo estado de São Paulo.

O campus São Carlos, porém, é singular uma vez que, como já mencionado, está localizado dentro da UFSCar e, assim, divide a atenção dos aproximados 250 mil habitantes da cidade com duas grandes universidades já renomadas e estabelecidas. No entanto, não são rivais, já que vários trabalhos, ações de extensão e projetos de pesquisa são realizados em parceria com a USP e a UFSCar.

No campus São Carlos há três eixos de trabalho, a saber, indústria (aviação), computação e gestão, sendo que alguns projetos já foram concluídos e outros ainda estão em desenvolvimento em tais áreas.

No eixo da Indústria, há projetos concluídos junto a empresas do ramo aeronáutico, abrangendo desde o desenvolvimento de materiais compósitos e aerogéis até estudos e análises de documentações e planos de manutenção para/com drones. Há dois grupos de pesquisa (cadastrados no CNPq) formados por docentes, discentes e outros partcipantes cujos trabalhos contribuem não só com a área da aviação, mas também para outras áreas, como a computação: Grupo de pesquisa de inglês para manutenção de aeronaves (GPIMA), cujos membros estão em constante diálogo com profissionais de outras instituições como a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e Núcleo de Pesquisa em Ciências Aeronáuticas (NPCA). Os próximos projetos estão relacionados à indústria metal-mecânica, ao desenvolvimento de novos aços multifásicos, aços bainíticos e também os aços tratados por meio da Têmpera e Partição. Ainda no campo da metal-mecânica, grupos de pesquisa foram formados para atender demandas de consultorias técnicas e análises de falha em componentes.

Na área da Computação, temos o programa de Mestrado profissional em computação aplicada, em parceria com a UFSCar e a Embrapa São Carlos. E na gestão, há trabalhos desenvolvidos para a implantação de uma sistemática para controle e mensuração de resíduos de serviços e saúde no Hospital Universitário de São Carlos/UFSCar, além de pesquisas sobre indústria 4.0 em parceria com docentes da USP e UFSCar.

Ademais, outras tantas ações são desenvolvidas no IFSP São Carlos como o “Leitura Viva” que integra literatura e artes do ensino técnico integrado ao médio, o projeto “Diversidade Cultural: expandindo culturas por meio do espanhol” e a participação no “Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos: Entretodos”.

Servidores, discentes e convidados da comunidade externa também participam das semanas de palestras e minicursos, como: Semana Nacional de ciência e Tecnologia (SNCT), Semana da Educação (SEDUCA), Semana de Manutenção de Aeronaves (SEMAER), Semana de Computação (WECOMP) e Semana de Gestão.

Além disso, os alunos têm oportunidades de participar de ações internacionais, como o Programa Sakura de Ciência para o Ensino Médio durante o qual estudantes de cursos técnicos do IFSP realizaram uma visita a instituições de ensino japonesas, e de olimpíadas , como a 1ª Olimpíada de inglês (2019), Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e Olimpíada Brasileira de Astronomia, em que alunos do IFSP de São Carlos conquistaram Ouro, Prata e Bronze.

O IFSP não é uma escola de ensino médio, mas oferece cursos técnicos integrados ao médio; não é uma universidade, mas oferece cursos de gradução e tem programas de pósgradução; não é uma escola de ensino técnico, mas possui cursos técnicos concomitantes e subsequentes. O Instituto é, na verdade, tudo isso em uma só instituição. Oferece ensino básico, técnico, tecnológico com cursos de licenciatura, bacharelado e EJA (educação de jovens adultos) com desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão. É a juventude cheia de energia e disposição!

Participação da Professora Dr. Daniela Terenzi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus São Carlos como coautora da coluna.

Fonte: Revista Industrial Heating 

Confira este texto e toda Revista clicando no link a seguir: Revista Industrial Heating, Janeiro a Março 2020

 

0
0
0
s2smodern
registrado em:
Fim do conteúdo da página