Página inicial > Últimas Notícias > Orientações sobre a Retomada das Atividades Acadêmicas: Aulas Não Presenciais dos Cursos de Ensino Médio Integrado, Técnico e Superior.

• Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 11h53
  • Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 15h25

Publicamos abaixo as primeiras informações e orientações sobre a Retomada das Atividades Acadêmicas de modo não presencial a partir do dia 20/07/2020.

É muito importante que cada aluno(a) acompanhe com frequência seu e-mail para estar sintonizado com as orientações da coordenação de seu curso.

Abaixo disponibilizamos algumas informações e orientações em forma de pergunta e resposta. Leia todas as questões com atenção!

1. Quando ocorrerá o retorno das aulas?

O retorno das aulas, em todos os cursos regulares do câmpus, ocorrerá no dia 20/07/2020.

2. Como ocorrerá esse retorno?

A retomada às aulas será inicialmente de forma não presencial (atividades remotas).

3. Há previsão de quando retornaremos presencialmente?

A Instituição está acompanhando as orientações dos órgãos competentes. No momento, não há previsão para o retorno presencial.

4. Havendo melhora na situação da pandemia e liberação dos órgãos competentes, poderemos retornar presencialmente?

Quando houver permissão/liberação, está previsto um retorno no modo híbrido (mesclando atividades presenciais e não presenciais).

5. Quando encerrará o 1º Semestre Letivo de 2020?

Os novos calendários serão divulgados a partir desta 6ª feira (17/07/2020), com as novas datas das diversas atividades de cada curso e setores.

6. Os calendários poderão ser alterado?

O cumprimento dos novos calendários está relacionado às condições sanitárias, sendo possível tanto uma retomada progressiva das aulas presenciais quanto a revisão do calendário.

7. Como ficará a disposição das disciplinas teóricas, práticas e teórico-práticas nas semanas?

As atividades as práticas que precisem ser realizadas nas dependências do câmpus, serão postergadas para serem realizadas somente após a liberação de acesso ao câmpus, ainda que com um número reduzido de pessoas.

8. É necessário cumprir toda a carga horária das disciplinas?

Sim. Toda a carga horária prevista no projeto pedagógico dos cursos será cumprida integralmente.

9. Como será computada a frequência nas aulas?

Nas atividades assíncronas, a frequência será computada de acordo com a realização das atividades previstas. Quando o docente ministrar aulas síncronas, a frequência será contabilizada pela presença do aluno nessa aula virtual. Neste caso, o docente deverá também propor uma atividade assíncrona para o mesmo período.

10. Como serão as avaliações?

Cada docente informará a cada turma como serão suas avaliações.

11. Como serão as primeiras aulas?

A coordenação de cada curso irá orientar os alunos sobre estas aulas. Lembrem-se de verificar seus e-mails.

12. Os professores iniciarão suas aulas não presenciais a partir de qual conteúdo?

Os professores iniciarão suas aulas a partir do último conteúdo ministrado antes da suspensão dos calendários (16/03/2020), sendo que incluirão no planejamento uma breve revisão do conteúdo já ministrado e a apresentação do novo plano de aulas.

13. Quais são as principais plataformas digitais (ambiente virtual de aprendizagem, etc.) que serão utilizadas?

Moodle e Microsoft Teams.

14. Como será o horário de aulas?

Algumas aulas serão assíncronas, ou seja, serão disponibilizadas no Ambiente Virtual (Moodle) para que os alunos possam realiza-las a qualquer momento, dentro do prazo estabelecido pelo docente. As aula síncronas serão no mesmo horário em que as aulas ocorriam antes da suspensão das aulas.

15. O tempo de duração de atividades on-line é o mesmo das aulas presenciais?

Na maioria das vezes sim. Mas as aulas poderão ter atividades síncronas e assíncronas, então o tempo de duração on line depende do planejamento de cada disciplina.

16. Como fica minha situação caso não tenha internet ou problema de conexão durante uma atividade?

Há esforços do IFSP e do MEC para garantir acesso à internet aos alunos. De qualquer forma, independente da qualidade da conexão com a internet de cada aluno, há esforços para garantir o acesso a um ensino de qualidade a todos os alunos (estratégias de inclusão). Atividades on-line estão sendo orientadas a serem gravadas e disponibilizadas para que alunos que não puderam assistir ao vivo, possam assisti-las em outro momento. O estudante que tiver problemas com a internet, meio de acesso ou conexão precisa comunicar ao coordenador do curso sobre suas dificuldades, para que a instituição possa verificar a melhor forma de prestar suporte.

17. Quando ocorrerá a rematrícula para o 2º Semestre letivo de 2020?

As datas de rematrícula para cada curso constam em seu respectivo calendário acadêmico. Acompanhe a divulgação dos calendários a partir de 17/07/2020.

18. Quando iniciará o 2º Semestre letivo de 2020?

Esta informação estará disponível na divulgação dos novos calendários. Acompanhe a divulgação dos calendários a partir de 17/07/2020.

19. Haverá férias em Janeiro/2021?

20. Quando encerrará o 2º Semestre letivo de 2020?

21. Como ocorrerá um possível retorno presencial ao câmpus?

Há esforços para preparar a infraestrutura do câmpus para o retorno presencial (álcool em gel, máscara, etc.).

Dúvidas: escreva para o coordenador do seu curso.