Página inicial > Últimas Notícias > Como estudar em casa? Confira dicas dos Docentes e Setores de Ensino

Como estudar em casa? Confira dicas dos Docentes e Setores de Ensino

• Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 20h28
  • Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 16h45

Nesta semana estamos retomando as Atividades Acadêmicas com aulas não presenciais e com isso surge o desafio de organizar o espaço e o momento para assistir as aulas e realizar as atividades.

A partir de hoje, convidaremos uma série de docentes e profissionais dos setores de ensino para dar dicas e orientações que ajudem você a se preparar e realizar os estudos. Vamos conferir?

DICAS DA DOCENTE RENATA PARO (BIOLOGIA)

Vivemos um momento atípico em nossas vidas. Não existe um modelo de educação 100% eficiente que englobe todas as necessidades para esta época de pandemia. Por isso acho que cada um de nós deve buscar qual o melhor método de estudo para a nossa realidade. E, acredito que um primeiro passo é organizar as aulas e as atividades em uma agenda. A organização pode ser uma aliada fundamental nesse momento. Assim você não se perde e fica mais fácil os estudos.

Fique atento, em breve novas dicas para te ajudar a organizar e realizar seus estudos!

DICA DA DOCENTE E COORDENADORA DO CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS (TPG), RITA DE CÁSSIA ARRUDA FAJARDO:

A pandemia do Covid19 mudou a rotina de professores e estudantes. Para não perder o processo de ensino e aprendizagem, todos/as estão tendo que se adaptar a novas formas de ensino e aprendizagem com o uso de metodologias on-line. Por ser uma nova forma, exige também novos métodos.

Uma dica importante é estabelecer uma disciplina e uma rotina de estudos. Com a nova realidade, o/a estudante tende a achar que como o material está disponível on-line, ele/a pode estudar "outra hora", ou "a hora que for possível". A hora possível deve ser a hora das aulas. O/a estudante deve priorizar esses horários para estudo. Isso porque a ideia de que pode fazer depois acaba por acumular muito conteúdo para a etapa de avaliação e o/a estudante terá mais dificuldade em conciliar os estudos com a sua rotina diária. Ter disciplina e rotina de estudos é a melhor forma de estudos com metodologias on-line.

A Rita nos trouxe uma importante e valiosa dica! Fique atento, que em breve daremos novas orientações!

DICAS DO DOCENTE RAMON MENDONÇA  (TMA - Tecnologia em Manutenção de Aeronaves)

1. Obrigue-se a ler todos os dias ao menos um trecho de um livro, apostila ou material de estudo.
2. Um pequeno parágrafo lido e compreendido é um conhecimento que ninguém jamais poderá tirar de você.
3. O melhor horário para ler/estudar é agora!
4. Estabeleça prioridades, objetivos e metas. Habitue-se a praticá-los antes de abrir alguma rede social, por exemplo. Finalize suas prioridades e, somente quando alcançados seus objetivos diários, tire um tempo para você descansar, sossegar e fazer aquilo que tem vontade.
5. Apaixone-se pelo conhecimento! Reforce o que aprendeu para algum amigo, parente ou até para si mesmo o máximo que puder. Tente perceber o quão importante é este conhecimento adquirido. A ideia é ficar cada vez mais sedento pelo estudo e criar melhores hábitos.
6. E que essas dicas se tornem rotina!

O Ramon comentou algo que é extremamente importante. É muito bom aprender e quando aprendemos, o conhecimento é nosso e com ele podemos transformar para melhor a nossa vida e o contexto em que vivemos. Até a próxima dica!

DICAS DA DOCENTE MARCELA AVELINA BATAGHIN COSTA   (TPG - Tecnologia em Processos Gerenciais)

Diante do contexto atual, soluções como a educação online pode e devem contribuir com a redução dos efeitos negativos do distanciamento social. O acesso a internet possibilita esta solução, no entanto, é necessário disciplina e o estabelecimento de rotinas para estudo. O horário presencial da aula era compromisso antes da pandemia. E deve continuar sendo. A diferença é que agora, os estudos são feitos de casa. No horário da aula, não assuma outros compromissos e tente “separar” um local adequado para se manter atento as aulas. Outro aspecto importante é usar a internet para estudar e evitar se distrair durantes as apresentações com outras redes sociais e bate papos.

Muito bacana e importante as dicas da Marcela! É necessário ter foco para estudar. Em breve novas dicas!

DICAS DA DOCENTE CÉLIA LEIKO OGAWA KAWABATA (ADS - Análise e Desenvolvimento de Sistemas)

Caros alunos
Estamos vivendo uma situação bastante diferente nesses dias e é necessário manter a mente organizada para conseguir assistir as aulas, fazer as tarefas, etc.
Para conseguir dar conta das coisas é necessário estar com a mente organizada, então, a cada semana, é importante fazer a programação com os horários das aulas e dos estudos, lembrando que é necessário também definir horários de descanso (uns 10 minutos de intervalo) a cada hora para que a mente também possa descansar e render melhor depois.
Uma alimentação saudável também é importante, dessa forma, sendo possível, não se deve pular as refeições.
Outra dica é fazer uma lista de pendências no início do dia para organizar tudo o que deve ser feito e categorizar os itens de forma a colocar os de mais urgência (ou prioridade) em destaque e as de menos urgência depois (aquelas tarefas que podem ser feitas no dia seguinte, por exemplo).
E, lembre-se, nesses dias de incerteza, o nível de stress está bem alto para todos. Não se isole. Se sentir que precisa de ajuda não hesite em conversar com seu professor favorito ou alguém que você confie.
Estamos aqui para ajudar.

A Célia nos trouxe duas dicas que são extremamente importantes: cuidar da nossa alimentação e dos nossos sentimentos! Não deixe estes aspectos de lado!