GRUPO DE ROBÓTICA - SANCABOTS

• Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 16h49
  • Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 15h24

As equipes Sancabots 10110 Bravo e Sancabots 10110 Quebec do IFSP Campus São Carlos participaram no dia 27 de agosto, da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na modalidade presencial.

A etapa do Estado de São Paulo é considerada a mais concorrida e difícil do Brasil. Para poder participar desta competição, as equipes tiveram que ficar nas primeiras colocações na etapa regional realizada no dia 7 de agosto.

Equipe do Grupo de Robótica SANCABOTS conquista Prêmio "Melhor Escola Pública" do Estado na OBR 2022!

Veja notícia completa em: https://scl.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article/60-noticia-em-destaque/1672-equipe-do-grupo-de-robotica-do-ifsp-campus-sao-carlos-conquista-medalha-na-olimpiada-brasileira-de-robotica.html

IFSP Câmpus São Carlos participa da Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica e vai rumo à Etapa Estadual As três equipes do Grupo de Robótica SANCABOTS são fruto do Projeto de Ensino do IFSP Câmpus São Carlos, coordenado pelo professor Ricardo Arai e pelos colaboradores Mateus Moreira de Souza e Edson Mulero Gruppioni.

As equipes participaram da etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2022) na modalidade presencial e conseguiram bons resultados, passando para a Etapa Estadual da OBR.

O Primeiro lugar da competição na etapa Regional foi garantida pela Equipe SANCABOTS 10110 BRAVO, composta pelos alunos Juan Jacomassi, Evandro Risso Venancio, Kaua Gabriel de Oliveira Silva e Renan Trofino Silva.

O Segundo lugar ficou para a Equipe SANCABOTS 10110 QUEBEC, composta pelos alunos Gabriel Costa da Silva, Laura Pessine Teixeira, Lucas Gonçalves de Melo Apóstolo e Matheus Cristhian Papareli Barbosa e ficaram em segundo lugar. Ainda, a Equipe SancaBots 10110 Foxtrot, composta pelos alunos Ana Clara Calzado Franco, Lucas Falcão Bernaldes da Silva, Otávio Andrade Camikado e Pedro Augusto Gonçalves, se destacou por ser uma das poucas equipes que conseguiram pontuar utilizando um robô com Arduino.

No dia 27 de agosto, as equipes primeiras colocadas representarão o IFSP na Etapa Estadual, que será realizada em São Bernardo do Campo. Veja algumas fotos da execução do projeto no IFSP Câmpus São Carlos e também das equipes participando das competições

Equipes da SANCABOTS BRAVO e QUEBEC trabalhando em seus robôs

Equipe SancaBots 10110 Foxtrot durante a competição.

O que é a OBR?

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica.

Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Etapa Nacional acontecerá de 17/10 a 22/10.

Saiba mais em: https://www.obr.org.br/modalidade-pratica/etapa-regional/

Publicações:

Edital n° 023/2022 (Publicado em 26.04.2022)

Resultado Preliminar (Publicado em 29.04.2022)

Resultado Final e Convocação (Publicado em 02.05.2022)

Edital de apoio a participação dos alunos em Feiras, Mostras e Competições